| INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - LEITURAOs circuitos elétricos devem ser projetados e  calculados segundo a norma empregando-se os critérios de cálculo de queda de  tensão, curto circuito, agrupamento de circuitos e tipo de isolamento dos  condutores. Sabe-se também que em locais com grande afluência de público,  locais com alta densidade de ocupação e/ou com condições de fuga difíceis tais  como: shopping centers, hospitais, cinemas, teatros, entre outros  estabelecimentos comerciais deve-se empregar cabos não halogenados (Low smoke  zero halogen ou low smoke free of halogen - LSZH, LSOH, LS0H, LSFH ou OHLS).
 A eletricidade é utilizada em quase tudo o que fazemos  atualmente e tem tido uma grande importância para o crescimento da humanidade.
 
 O uso racional e consciente da energia elétrica envolve  desde o projeto elétrico até uma manutenção preventiva eficiente. Os atuais  projetos devem contemplar sistemas de automação predial, controle e medição da  qualidade de energia para evitar desperdício e propiciar redução no consumo de  energia. Aliado a isso, é necessário o emprego de banco de capacitores para  corrigir o baixo fator de potência em uma instalação. Em muitos casos, a  análise de viabilidade técnico-econômica indica instalar um gerador em rampa  para atuar no horário de ponta (quando a eletricidade é mais cara) visando à  redução da conta de energia elétrica.
 
 Para atender a cargas ininterruptas e essenciais  (Datacenters, CPD, Hospitais, entre outros) deve-se instalar um sistema de  no-break (UPS), que também tem a funcionalidade de filtro de linha e  estabilizador, com baterias de forma a garantir o fornecimento de energia  elétrica mesmo em uma falta proveniente da concessionária.
 
 Os quadros elétricos devem ser dimensionados e projetados  segundo normas técnicas vigentes e a partir de cálculos de acordo com o  estabelecimento. Este procedimento é feito de forma a garantir que suportem as  correntes de curto circuito, sigam os padrões TTA (Type Tested Assembly - Um  painel TTA é um produto que teve seu projeto, construção e eficácia previamente  verificados por ensaios de tipo em protótipos idênticos ao que lhe está sendo  fornecido) ou PTTA (Partially Type Tested Assembly - Conjunto de manobra e comando  de baixa tensão com ensaios de tipo parcialmente testados) e possuam todos os  dispositivos de proteção à vida (DR – dispositivo Diferencial Residual, DPS –  Dispositivo de Proteção Contra Sobretensões Transitórias) e sistemas de  bloqueio e travamentos de segurança, diagramas e identificação.
 
 |